Serviços
 

REPROCESSAMENTO
Processo a ser aplicado a artigos médico-hospitalares, exceto os de uso único, para permitir sua reutilização, incluindo a limpeza, desinfecção, preparo, embalagem, esterilização e controle da qualidade.

ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO
Processo químico para eliminar microorganismos nas formas vegetativas e esporuladas em materiais médico-hospitalares, principalmente termo sensíveis. 

REESTERILIZAÇÃO
Processo de esterilização de artigos já esterilizados e não utilizados quando há dúvida quanto à segurança, ao processo ou resultado de esterilização inicial.

ETAPAS DO REPROCESSAMENTO:

RECEBIMENTO
LIMPEZA E DESINFECÇÃO
EMBALAGEM
CONTROLE DE PROCESSO
ESTERILIZAÇÃO
CONTROLE DE QUALIDADE
EXPEDIÇÃO
 

RECEBIMENTO

 
   

Clique para ampliar

Nessa etapa o artigo médico-hospitalar enviado pelo cliente é recebido pelos colaboradores do Setor que são capacitados e treinados, havendo constantemente reciclagem e aprimoramento dos conceitos.

É realizada conferência quanti e qualitativa de todos os materiais recebidos, conforme Procedimento Operacional Padrão estabelecido, verificando se são passíveis de reprocessamento, e também a integridade.

LIMPEZA E DESINFECÇÃO

 
   

Os materiais advindos do Setor de Recebimento que já foram conferidos são submetidos a rigorosa limpeza e desinfecção, utilizando produtos e acessórios próprios e de qualidade, há a secagem com auxílio de pistolas de ar comprimido medicinal e estufas qualificadas.

A limpeza de produtos para saúde como os de hemodinâmica, por exemplo, que possuem conformações complexas (lumens de difícil limpeza manual, espaços internos inacessíveis para a fricção direta, reentrâncias e válvulas) é precedida de limpeza manual e complementada por limpeza automatizada em lavadora ultrassônica com jato pulsátil.


Clique para ampliar
   


Clique para ampliar


Clique para ampliar

EMBALAGEM

 
   

Clique para ampliar

Após o processo de secagem do material é realizada a inspeção visual do mesmo com auxílio de lupas localizadas em todas as bancadas de trabalho, e sempre que necessário há também um microscópio digital com aumento de 200X e capaz de capturar as imagens.

O material é acondicionado em embalagem primária de papel grau cirúrgico e filme poliéster e polipropileno laminado seguidos de selagem apropriada.

CONTROLE DE PROCESSO

 
   

No controle de processo é realizado check-list pré-estabelecido que engloba as etapas do processo e permite atestar a qualidade do produto final.

São realizadas inspeções visuais dos artigos de maneira individual, verificando a limpeza dos materiais e integridade das embalagens.

Atendendo todos os requisitos, os materiais embalados são encaminhados para esterilização por óxido de etileno, já em embalagem secundária devidamente identificada.


Clique para ampliar

ESTERILIZAÇÃO

 
   

Clique para ampliar

Esterilização é a completa eliminação ou destruição de todas as formas de vida vegetativas e esporuladas, executado por processo químico em que o agente esterilizante é o gás óxido de etileno (ETO).

O ciclo de esterilização na Produmed é validado e ocorre em câmaras vedadas certificadas e que atendem corretamente aos parâmetros requeridos.

CONTROLE DE QUALIDADE

 
   

É feita análise de quantificação de residual de ETO e seus subprodutos, etilenocloridrina (ETC) e etilenoglicol (ETG) por cromatografia gasosa em todos os ciclos de esterilização efetuados.

A Produmed realiza teste de esterilidade conforme Farmacopéia Brasileira em todos os lotes de esterilização, através de inoculação direta das amostras de material. É realizada também análise microbiológica utilizando indicador biológico autocontido constituídos de uma ampola contendo na ordem de 106 esporos secos de Bacillus atrophaeus.

   


Clique para ampliar


Clique para ampliar

EXPEDIÇÃO

 
   

Após liberação, os produtos são encaminhados para expedição e armazenados adequadamente, a fim de não comprometer sua integridade. São entregues em veículos próprios e adaptados para transporte de material limpo e sujo separadamente. Tais veículos são sanitizados e desinfetados diariamente com solução de hipoclorito de sódio 1%, garantindo a qualidade final dos produtos até o cliente.


Clique para ampliar

     
 
Rua do Lagos, 01 - Vista Alegre - Arujá - SP | Tel.: 4654-2210 / 46541408